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Blender Add-On: Auto Face Rig

Tags:, , , , Categoria: Notícias terça-feira, 25-01-2011

A animação facial de um modelo 3D pode acontecer de duas formas, através de Shape Keys, ou através de Bones.
Os Shape Keys são formas pré-modeladas que podem ser animadas através da interpolação entre um Shape Key e outro. Não chega a ser difícil, mas é muito demorado e trabalhoso.
Os Bones geralmente são usados para mover o corpo de um personagem, ou em união com os Shape Keys, também ajudam a controlar o rosto.
O grande desafio de animadores é criar uma estrutura de bones que use o mínimo de Shape Keys quanto possível, para evitar a modificação direta na malha do personagem.

Pensando nisso, o japonês Onaka Makkuro criou um Add-On incrível para o Blender. O Add-On chama-se “Face Bone Tool”, ou “Ferramenta para Ossos do Rosto”.
Este script adiciona ao Blender a capacidade de gerar uma estrutura ossea muito completa do rosto automaticamente. Quem trabalha com animação, sabe o valor desta ferramenta.
Os vídeos impressionam. Vale a pena conferir os vídeos e dar uma olhadinha no site do japa!

Exemplo 1:

Exemplo 2:

Exemplo 3:

Referências Externas:» http//sites.google.com/...uyjblend/home/blender/script/face-bone-tool
» http//onaka-makkuro.blog.so-net.ne.jp
» http//www.blender.org/...elopment/release-logs/blender-240/shape-keys
» http//wiki.blender.org/...nual/Animation/Basic/Deformation/Shape_Keys

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1 Comentário para este Artigo

  1. Pedro (Replicar) 22 de novembro de 2011

    Essa ferramenta parece muito boa e simula bem os movimentos pelo q eu pode ver.

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