3
Vitrine: Modelando Personagens com o Blender 3D

Tags:, Categoria: Vitrine terça-feira, 22-02-2011

A modelagem é a principal arte do ilustrador e animador 3D, sendo um conceito obrigatório para qualquer um que queira ingressar neste formidável universo. Neste escopo, devemos procurar as informaçoes que mais se adequem às nossas necessidades. Nada melhor do que um livro de fácil entendimento para alavancarmos nossos estudos e nosso conhecimento.

Para você que está começando no Blender, ou que deseja aperfeiçoar suas técnicas, vai a dica preciosa de um livro muito legal: “Modelando Personagens com o Blender 3D”, que pode ser adquirido no site da Novatec Editora, www.novatec.com.br.

Nesta obra fantástica, o autor José Fernando Reinicke (fernandoreinicke.wordpress.com), de Porto Alegre/RS oferece uma abordagem universal à modelagem no Blender 3D. Não se prende a nenhuma versão específica do programa e abrange de forma direta e objetiva o processo de modelagem básica e avançada, ideal para usuários do nível iniciante e intermediário.

Reinicke explica a modelagem de personagens usando três formas distintas a partir de objetos primitivos, aumentando gradativamente a dificuldade para o aprendizado seguir um fluxo agradável e excitante. Abaixo, uma breve descrição das etapas abordadas no livro:

Etapa 1, modelando a partir de um objeto Circle:
Este capítulo é super fácil, objetivando uma introdução à modelagem no Blender 3D. O leitor é levado ao processo de modelagem da cabeça de um ciclope a partir de um simples círculo.

Modelando Personagens com o Blender 3D 1

Etapa 2, modelando a partir de um objeto Cube:
Este capítulo aborda uma técnica um pouco mais complexa, sugerindo a modelagem de um personagem completo, começando pela cabeça originada de um simples cubo, o desenvolvendo do corpo com os membros e, por fim, os ajustes finais no personagem.

Etapa 3, modelando a partir de um objeto Plane:
Neste capítulo final, o leitor aprenderá um tipo de modelagem mais profissional, utilizada por grande parte dos modeladores 3D, a partir de um objeto plano. O processo objetiva a modelagem de uma cabeça humana mais realista, incluindo a criação das orelhas, os olhos e o nariz em uma topologia bem estruturada.

Modelando Personagens com o Blender 3D 2

Enfim, vale a pena adquirir esta bela obra e aprender facilmente a modelar personagens no Blender.

1
Download do Novo Blender 2.62

Download do Novo Blender 2.62

sexta-feira, 17-02-2012

Mais uma nova versão do Blender está disponível, com vários novos recursos e novas possibilidades. A tão esperada versão 2.62 do Blender 3D está disponível e com ela muitas melhorias. … Continue lendo

2
Blender 3D: Física de Pano – Parte 2

Blender 3D: Física de Pano – Parte 2

quinta-feira, 2-02-2012

Esta é a segunda parte da vídeo aula sobre física de pano, aprenda a configurar os parâmetros do pano a fim de entender o funcionamento deste sistema. Continue lendo

3
Entrevista com Lucio Cavalcanti

Entrevista com Lucio Cavalcanti

quinta-feira, 19-01-2012

Entrevista exclusiva com Lucio Cavalcanti da Agência Caju que fala com muita propriedade sobre a utilização comercial do Blender. Continue lendo

3 Comentários para este Artigo

  1. José Fernando Reinicke (Replicar) 22 de fevereiro de 2011

    Olá Ricardo,

    Antes de mais nada, parabéns pelo blog e pelos vídeo tutoriais que você tem publicado. Muito bons!! Tenho certeza que já estão ajudando muitas pessoas a compreender a interface e o funcionamento de alguns recursos nesta nova versão.

    Quero agradecer pelo ótimo post recomendando o meu livro. Obrigado mesmo!! Só lamento o fato do livro neste momento, estar esgotado em todas as livrarias, inclusive na editora. Estou trabalhando na segunda edição que está sendo adaptada para o Blender 2.5x e terá um conteúdo extra sobre técnicas complementares de modelagem,… mas ainda não há previsão de lançamento =/.

    De qualquer forma, te agradeço novamente=)
    Um forte abraço, Sorte e Sucesso!!

    Do Amigo
    Reinicke

    • rpdesigner (Replicar) 23 de fevereiro de 2011

      Obrigado pelo seu comentário, isso serve de grande incentivo, pode ter certeza. Pretendo sempre publicar artigos sobre livros e revistas que possuam conteúdo de qualidade nacional, em vista disso, nada melhor do que começar com seu livro, que tive a oportunidade de adquirir e achei muito bom!
      O objetivo principal do blog é a divulgação do Blender e para isso é de suma importância que os usuários tenham fácil acesso a conteúdo de qualidade e conheçam as pessoas que oferecem este conteúdo. Por esse motivo, seu nome acabará aparecendo de vez em quando, hehe.
      Viva a informação, viva o Blender!
      Um abraço!

  2. Thiago Oliveira da Hora (Replicar) 28 de setembro de 2011

    Sem dúvidas um livro indispensável pra quem quer aprender a modelar personagens no Blender.

Deixe seu Comentário

Sua opinião é muito importante e ajudará este site a ficar cada vez melhor

Texto do seu comentário:

Pergunta para validação: 5+6 =