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Blender 3D Tutorial: 3D View, Visão Geral

Tags:, , , Categoria: Blender 3D segunda-feira, 7-02-2011

Neste vídeo tutorial, vamos ter uma visão geral da principal janela do Blender, a 3D View. Nesta janela, nós fazemos todo o processo de modelagem e edição de objetos. Um gama de atalhos de teclado e mouse facilitam MUITO a utilização desta janela, favorecendo uma navegação extremamente rápida em comparação com outros softwares 3D.

Em síntese:

As Janelas no Blender

As janelas no Blender possuem uma área de trabalho onde manipula-se os objetos de acordo com o tipo de janela e um cabeçalho, onde se encontram as opções disponíveis.

3d View Areas

Pode-se exibir paineis laterais com opções através do menu “View”:

3D View Tools e Properties Menu

Pressionando a tecla T com a janela focalizada, ou seja, com o mouse sobre ela, abre-se o painel lateral de Ferramentas, a “Toolbar”, já a tecla N, abre o painel de propriedades “Properties”.

3D View Tools e Properties Atalhos

Navegando na 3D View

A navegação no espaço 3D é a principal atividade do usuário, isso significa que os atalhos devem estar na “ponta do cérebro”, para evitar clique do mouse, que acabam demorando o trabalho e diminuindo a produtividade.

Imagine a 3D View como uma filmadora, onde você está gravando um vídeo de sua família. Você precisa apertar os botões de aproximação e rotação sem deixar de olhar o visor. Na 3D View acontece o mesmo princípio. Alguns termos são usados para descrever o processo de navegação:

Métodos de Navegação

Pan – É o ato de mover a visão da tela, como se você estivesse com a filmadora no ombro e virando seu corpo para se movimentar durante a filmagem;

Atalhos:
Shift+4,  Shift+6,  Shift+8 e Shift+2 (mover a tela para a esquerda, direita, cima e baixo respectivamente);
Shift+Mover Botão do Meio do Mouse ( mover livremente )

Zoom – É a alteração da distância entre você e o foco da filmagem. É o ato de aproximar ou distanciar-se dos objetos;

Atalhos:
Numérico + e Numérico – ( aproximar e diminuir respectivamente);
Ctrl+Mover Botão do Meio do Mouse ou Rodar o Botão do Meio do Mouse ( aproximar e diminuir livremente )

Orbit – É o ato de rotacionar a visão em volta de um objeto sem deixar de focá-lo. Imagine que você está filmando uma árvore, andando ao redor dela.

Atalhos:
Numérico 4, Numérico 6, Numérico 8 e Numérico 2 (orbitar a tela para a esquerda, direita, cima e baixo respectivamente);
Mover Botão do Meio do Mouse ( orbitar livremente )

Métodos de Projeção

Outro conceito importante é em relação ao métodos de projeção, que são dois tipos: Ortográfica ( ou Ortogonal )  e  Perspectiva.

A projeção Ortográfica deixa os objetos com seus limites paralelamente desenhados.

3D View Projeção Ortográfica

A projeção ortográfica é um tipo de visualização impossível de se obter no mundo real, uma vez que nossos olhos “enxergam” em perspectiva. Este tipo de projeção é, no entanto, muito útil para se ter uma visão melhor em certos casos, por exemplo, quando nossa cena estiver um pouco confusa, ou precisarmos de mais precisão ao movimentar algum objeto.

3D View Projeção Perspectiva

Quando assistimos algum filme 3D, ou observamos uma bela paisagem real, nosso olho capta imagens em uma projeção de Perspectiva, ou seja, tudo o que vemos parte de um ponto de fuga, de onde originam-se as proporções de tudo o que enxergamos. No Blender não é diferente, podemos visualizar nossos objetos em perspectiva, obtendo uma visão mais realista da cena onde estamos trabalhando.

Para alternar entre as projeções, focalize a 3D View desejada e aperte a tecla Numérico 5.

Angulos de Visão

Além do ângulo de visão livre, existem ângulos de visão predefinidos. Eles podem ser setados quando o mouse estiver sobre uma janela e pressionar-se o atalho apropriado:

Front – Ângulo de visão Frontal – Atalho: Numérico 1
Back – Ângulo de visão Traseira – Atalho: Ctrl + Numérico 1
Top – Ângulo de visão Superior – Atalho: Numérico 7
Bottom – Ângulo de visão Inferior – Atalho: Ctrl + Numérico 7
Right – Ângulo de visão Direita – Atalho: Numérico 3
Left – Ângulo de visão Esquerda – Atalho: Ctrl + Numérico 3
Câmera – Visão da Filmadora – Atalho: Numérico 0

Além de ser possível trocar o ângulo de visão a qualquer momento apenas pressionando um dos atalhos acima citados, também existe a visão especial “Quad View” que exibe quatro visões ao mesmo tempo na mesma janela. A “Quad View” pode ser ativada através do menu View>Toogle Quad View, através do Atalho Ctrl + Alt + Q ou através do painel de Propriedades, no Bloco Display->Toogle Quad View. Abaixo uma demonstração desta visão muito legal:

3D View: Angulos de Visão

Imagens de Referência (Blue Prints)

O Blender possibilita a exibição de uma imagem no fundo da 3D View ( também chamadas de Blue Prints entre os artistas 3D ), que servirá como referência para a construção de modelos 3D. Por exemplo, podemos colocar a planta de uma casa como fundo de referência para contruir suas paredes, ou ainda o rosto de uma pessoa para esculpí-la em 3D.  Esta imagem não será renderizada, pois é apenas uma imagem de referência.

As imagens de fundo podem ser exibidas apenas em visões 2D, ou seja, nas visões Left, Right, Top, Bottom, Front e Back em Projeção Ortográfica. A projeção perspectiva não permite a exibição de imagens de fundo.

Para inserir uma imagem de fundo, use o menu View > Background Image.

3D View - Background Images

Abaixo, você pode ver a imagem de referência no fundo da 3D View:

3D View - Blue Prints

Referências Externas:» http//en.wikipedia.org/wiki/Blueprint
» http//www.blender.org/development/release-logs/blender-256-beta

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5 Comentários para este Artigo

  1. alvaro da silva (Replicar) 23 de agosto de 2011

    euquero fazer varios curso de blender ate eu aprender a fazer animasão
    que é dificil

  2. Renata Cajado (Replicar) 11 de novembro de 2011

    Muito obrigada pelas video aulas. Muito interessante esse software , vou entrar de cabeça!
    Quero saber tambem sobre seus cursos.
    Bjao
    Renata.

    • rpdesigner (Replicar) 24 de novembro de 2011

      Olá Renata. Muito obrigado pelo comentário.
      DVDs de treinamento estão sendo desenvolvidos e estarão disponívei no ano de 2012, sendo anunciados aqui no site.
      Mais uma vez obrigado pelo interesse e bons estudos pra você.

  3. Tiago (Replicar) 10 de janeiro de 2012

    Po eu queria um tutorial de como configurar a tela de menu do blender porque estou com duvidas sobre alguns botoes que nao estão aparecendo se puder postar obrigado !

    • rpdesigner (Replicar) 11 de janeiro de 2012

      Olá amigo. Seu pedido está anotado.
      Antecipadamente, vou tentar dar uma esclarecida no assunto!
      A área de trabalho do Blender é sensitiva ao contexto de trabalho, ou seja, ela se adapta ao tipo de trabalho que você esteja fazendo. Por exemplo, se você estiver da janela 3D View, e o modo de trabalho estiver no “EditMode”, os botões referentes à edição de objetos estarão disponíveis. Se o modo de trabalho estiver no “ObjectMode”, por exemplo, apenas os botões de manipulação de objetos estarão presentes.

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