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Blender 3D Tutorial: Bandeira ao Vento – Parte 1

Tags:, , , , , , , Categoria: Blender 3D sexta-feira, 18-02-2011

Nesta série de vídeos, aprenda como fazer uma bandeira balançando ao vento. Nesta primeira parte, a configuração inicial da bandeira e os ajustes na sua textura através do Mapeamento UV utilizando a ferramenta Unwrap.

Em Síntese

Na 3D View, adicionamos um objeto Plane através do atalho Shift+A e efetuamos um extrude ( Tecla E ) no eixo x ( Tecla X ).

Blender Extrude no Objeto Plane

Criamos um novo material e aplicamos a textura da bandeira do Brasil. Baixe a textura “brasil.jpg” da bandeira clicando aqui.

Em seguida, ajustamos o modo de shading para GLSL, em modo de visualização para Textured e reposicionamos a lâmpada para melhor visualizar o resultado.

Blender Posicionando a Lâmpada

Fazemos a configuração do Mapeamento UV através da ferramenta Unwrap, usando a janela UV/Image Editor.

Blender Unwrap na Bandeira

Por fim, ativamos os efeitos de física para panos (Cloth) através  do painel Physics Properties e efetuamos a primeira animação.

Blender Física de Pano Cloth

Referências Externas:» http//wiki.blender.org/index.php/Doc:Manual/Physics/Clothes
» http//www.allanbrito.com/...-blender-3d-introducao-a-ferramenta-cloth
» http//en.wikibooks.org/...nder_3D:_Noob_to_Pro/Simple_Cloth_Animation

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Download do Novo Blender 2.62

Download do Novo Blender 2.62

sexta-feira, 17-02-2012

Mais uma nova versão do Blender está disponível, com vários novos recursos e novas possibilidades. A tão esperada versão 2.62 do Blender 3D está disponível e com ela muitas melhorias. … Continue lendo

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Blender 3D: Física de Pano – Parte 2

Blender 3D: Física de Pano – Parte 2

quinta-feira, 2-02-2012

Esta é a segunda parte da vídeo aula sobre física de pano, aprenda a configurar os parâmetros do pano a fim de entender o funcionamento deste sistema. Continue lendo

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Entrevista com Lucio Cavalcanti

Entrevista com Lucio Cavalcanti

quinta-feira, 19-01-2012

Entrevista exclusiva com Lucio Cavalcanti da Agência Caju que fala com muita propriedade sobre a utilização comercial do Blender. Continue lendo

6 Comentários para este Artigo

  1. FELIPE (Replicar) 29 de junho de 2011

    OLÁ BOM DIA, TENHO UMA DÚVIDA FAÇO TODAS AS ETAPAS COMO MOSTRA O VÍDEO MAS NA HORA DE ACIONAR O GLSL A IMAGEM NÃO PARECE NO PLANO.

    • rpdesigner (Replicar) 1 de julho de 2011

      Você conferiu se o “Viewport Shading” está setado como “Textured”?

  2. alvinho (Replicar) 22 de outubro de 2011

    no meu tb fez a mesma coisa. já fiz isso i nada

    • rpdesigner (Replicar) 24 de outubro de 2011

      Olá Alvinho.
      Infelizmente, a visualização por GLSL necessita de uma versão mais recente do OpenGL presente na placa de vídeo. Se a versão do OpenGl da sua placa for menor que 2.1, o GLSL poderá não funcionar completamente.
      A versão do OpenGl pode ser encontrada na caixa da sua placa de Vídeo.

  3. Henrique (Replicar) 12 de novembro de 2011

    Ola, gostaria de saber, se isso pode ser aplicado a game engine tbm? pois estou fazendo um game, e preciso fazer uma especie de CAPA, para o personagem! mas pode me dizer como fazer?

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